Se você acha que água é tudo igual, então está na hora de ler esse informativo!


Você já deve ter visto em algum lugar uma propaganda que tenta convencê-lo (a) a instalar em sua casa um filtro ou um “purificador” de água. A mensagem é clara, propões que você e sua família passem a utilizar água de rede pública filtrada e, por conseqüência, deixem de consumir água mineral natural. Como a campanha deixa muita coisa sem explicação, queremos que você leia este folheto antes de fazer sua opção.  

Água Filtrada

O que é água filtrada ou “purificada”?
É água de rede pública (ou de torneira como se diz) que passa por um dispositivo filtrante para melhorar a qualidade. Normalmente, é uma água procedente de rios, represas ou lagos, via de regras poluídos, que passou por tratamento com produtos químicos até tornar-se adequadamente potável e sem riscos à saúde. Contudo, encanamentos enferrujados e caixas d’água sem higiene podem comprometer a qualidade da água antes de ela chegar à torneira ou ao filtro da sua casa.

O filtro purifica a água da torneira?
Não se pode falar em purificação de água. O termo “purificador” não é reconhecido pela Associação Brasileira de Normas Técnicas, nem pelo Inmetro. Conforme define a NBR 14908/04, “filtro é um dispositivo para melhoria da qualidade da água já tratada”. Apenas isso.

O filtro ou “purificador” elimina bactérias?
Empresas responsáveis fornecem a água de rede pública isenta de bactérias patogênicas. Portanto, o filtro não acrescenta qualquer benefício nesse sentido.

A água filtrada é mais econômica?
Não, porque você paga duas vezes. Paga pela água da rede pública e pelo aluguel do “purificador”. Ou pela compra e manutenção do filtro.

Com o filtro não há falta de água?
Se o fornecimento da rede pública for interrompido por qualquer razão (acidente, enchentes etc.), você não terá água na torneira e nem no filtro. Consertos ma rede ou na caixa d’água também interrompem o fornecimento.

Em termos de sabor, qual água é melhor?
A revista inglesa bottled water world faz a seguinte comparação: “Enquanto a água de torneira transmite a impressão de estar impregnada de produtos químicos, na água mineral pode-se encontrar o ar da montanha e o frescor da natureza, que deixam em você uma sensação de limpeza e virtude”.

Água Mineral Natural

O que é água mineral natural?
É a água produzida e enriquecida de sais minerais pela própria natureza. É captada do subsolo através de fontes hidrominerais localizadas em áreas protegidas da poluição ambiental, para preservação da composição mineral de água. Somente fontes legalmente autorizadas podem explorá-las.

Qual é a origem dos sais minerais?
Depois que a água da chuva cai e penetra no subsolo, durante dezenas de anos ela percorre diversas variedades de rochas existentes na natureza, das quais vai absorvendo sais minerais e outros elementos nutrientes.

A água mineral é tratada?
Não. Por lei, água mineral natural não pode sofrer qualquer tipo de tratamento. Ela deve ser captada e envasada na própria fonte e chegar ao consumidor tal como foi concebida pela natureza.

Toda água mineral tem o mesmo sais minerais?
Uma água só pode ser classificada como mineral se tiver um conteúdo permanente de sais minerais e em quantidades mínimas estabelecidas por lei. Esta classificação é feita pelo Departamento Nacional de Produção Mineral, após rigorosas análises da água. Verifique sempre se no rótulo da marca que você compra tem o número de lavra do DNPM e também o número de registro no Ministério da Saúde (MS).

Por que a água mineral natural é melhor?
Porque os sais e outros elementos presentes nas águas minerais oferecem efetiva contribuição à saúde do organismo. Por exemplo, o Flúor atua na prevenção de cáries, o Magnésio aumenta o vigor físico e previne a hipertensão, o Zinco ajuda no processo curativo, o Bicarbonato controla a acidez do estômago, o Cálcio previne a osteoporose e assim por diante. É importante que o consumidor habitue-se a ler mais essas informações no rótulo para escolher o tipo de água mais conveniente à sua saúde.

AGORA VOCÊ JÁ PODE FAZER SUA OPÇÃO: QUAL ÁGUA VAI OFERECER À SUA FAMÍLIA E SERVIR AOS SEUS AMIGOS?
 Validação  HTML 4.01 W3C Validação CSS W3C

 

Copyright ©  Distribuidora Maxi Água  2008 - Todos os direitos reservados
design: Emprimeiro